Revista Nature publica artigo de docentes do Departamento de Física da UFSCar

A revista online Scientific Reports/Nature publicou no dia 6 de junho um artigo que tem a co-autoria dos docentes do Departamento de Física (DF) da UFSCar, Wilson Aires Ortiz e Maycon Motta. O estudo, intitulado “Imprinting superconducting vortex footsteps in a magnetic layer” (“Imprimindo as pegadas de vórtices supercondutores em uma camada magnética”), revela, por meio da utilização da técnica de imageamento magneto-ótico, que vórtices supercondutores – entidades submicrométricas – deixam rastros em uma camada adjacente de material magnético. O artigo tem a autoria de 14 pesquisadores e decorre de uma colaboração multilateral entre diversos laboratórios, protagonizada pelos grupos brasileiro - Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM/DF/UFSCar) - e belga - Université de Liège -, que colaboram oficialmente há muitos anos. Os estudos e seus resultados foram viabilizados pela reconhecida perícia do GSM/DF/UFSCar na obtenção de imagens de extrema qualidade pela técnica magneto-ótica, que foi aperfeiçoada pelo grupo ao longo dos últimos anos. O artigo da Nature (open access) está disponível online em www.nature.com/articles/srep27159.

Fonte: Inforede - UFSCar (07/06/2016)

Highly anisotropic flux penetration into a Nb film covered with a 460 nm-thick Py layer