Últimas notícias

Premiação

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Adilson Jesus Aparecido de Oliveira foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Física para receber o primeiro Prêmio Ernesto Hamburger. Criado ano passado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o prêmio é uma homenagem ao físico e divulgador de ciências brasileiro Ernesto Wolfgang Hamburger (1933-2018), com o propósito de reconhecer trabalhos de popularização das Ciências Físicas. 

Notícia

No dia 22 de março foi comemorado o dia Mundial da Água, a prefeitura de São Carlos e o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto (SAAE) em conjunto com a Acadêmia Brasileira da Ciência organizaram um workshop para debater e discutir passado, presente e futuro da quantidade e qualidade dos recursos hídricos em região urbana como São Carlos.

O encontro foi aberto pelo responsável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. José Galizia Tundisi.

Artigo

Estrutura formada por monocamada de bissulfeto de molibdênio e substrato de azobenzeno possibilitaria construir transistor altamente compactável e maleável, alimentado pela luz

Material híbrido poderá superar o grafeno em várias aplicações

Materiais híbridos em sua composição (combinando precursores orgânicos e inorgânicos) e quase bidimensionais em sua estrutura (dispostos em arranjos moleculares maleáveis e altamente compactáveis) constituem uma das apostas atuais para várias aplicações tecnológicas – como a confecção de dispositivos optoeletrônicos cada vez menores.

Notícia

Docente do Departamento de Física passa a integrar o Editorial Board da revista Superconductor Science and Technology

Desde o dia 21 de fevereiro do ano corrente, o Prof. Dr. Wilson Ortiz, Professor Titular do Departamento de Física (DF-UFSCar) e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Física (PPG-F), passou a integrar o Editorial Board da revista Superconductor Science and Technology (SuST), na condição de membro do Advisory Board. A composição completa do comitê editorial da SuST pode ser vista em:

Pesquisa

 

A necessidade de monitoramento e controle ambiental de gases poluentes na atmosfera incentivou o desenvolvimento de um sensor de ozônio altamente seletivo por meio de uma técnica de síntese relativamente simples e com grande apelo industrial: a spray pirólise. Este é um dos resultados do trabalho da doutoranda Yina Julieth Onofre Ramirez, orientada pelos professores Marcio Peron Franco de Godoy  e Luis Fernando da Silva do Departamento de Física da UFSCar.

Pesquisa

Trabalho de colaboração cientifíca entre Tampere University of Technology (Finlândia), Departamento de Engenharia Elétrica da UFSCAR e Departamento de Física da UFSCAR foi recentemente publicado na revista Nanoletters. Neste trabalho, foi desenvolvido um novo método de controle de direção de crescimento de nanofios semicondutores de GaAs e investigado as propriedades estruturais destes nanofios .Utilizamos um método robusto e altamente controlável para a mudança determinística da direção de crescimento de nanofios de GaAs auto-catalisados.

Eleições de Chefe/Vice-chefe, Representantes da Graduação e Pós-graduação

Prezados Professores, TAs e Discentes,

Conforme aprovado pelo CD/DF em sua 213ª Reunião Ordinária realizada em 08 de novembro de 2018, encontra-se aberto o processo eleitoral para a escolha do Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Física (DF) da UFSCar para o biênio de 2019/2020, e dos representantes discentes da graduação e da pós-graduação no Conselho do Departamento, para um mandato de 1 ano.

NTSD

Paulista-Bavarian Workshop on Nano-Tailored Semiconductor Devices

O evento tem como objetivo reunir especialistas líderes e jovens pesquisadores da Baviera e do Estado de São Paulo na apresentação de novidades para a fabricação, caracterização e simulação teórica de semicondutores produzidos por nanotecnologia.

Páginas