Pontos Quânticos

Superciclos e "tipping buckets nanoscópicos" com transistores a base de pontos quânticos

Como resultado de colaboração bi-lateral entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Wurzburg, alunos e professores das respectivas instituições conseguem elaborar proposta de sistema nanoscópico com memória que permite a realização de operações matemáticas e emular funcionalidades de sistemas neurais.

Recepção dos calouros

Chefia, Coordenadores, Técnicos Administrativos e membros da comunidade do Departamento de Física recepcionaram na manhã do dia 20/03/2017 os novos calouros dos cursos de Física, Licenciatura em Física noturno e Engenharia Física. Os novos alunos participaram de uma mesa redonda e foram orientados sobre diversos assuntos relacionados a nova trajetória acadêmica. Sejam todos bem vindos !

"Bafômetro" para detectar diabetes

Projeto desenvolvido pode livrar pacientes com diabetes das incômodas picadas

O objetivo era criar um sensor para detectar gases tóxicos, mas um grupo de pesquisadores brasileiros, franceses e espanhóis acabou desenvolvendo um modelo de “bafômetro” para livrar os pacientes com diabete das incômodas picadas no dedo para verificar o índice de glicemia no sangue. O projeto teve início em 2014 e, com os aprimoramentos previstos e testes clínicos, pode se tornar uma realidade em quatro anos.

Eleições

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2016, haverá eleições no Departamento de Física para:

- Chefe e Vice Chefe do Departamento de Física da UFSCar.

- Representantes do Conselho Departamental CD/DF, nas seguintes categorias:

• Professor Titular
  • Professor Associado
  • Professor Adjunto
  • Professor Magistério Superior
  • Técnico-Administrativo
  • Representante Discente Pós-Graduação
  • Representante Discente Graduação

Local de Votação: Saguão do DF

Processo Seletivo

Até o dia 13 de janeiro de 2017, estão abertas as inscrições no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFSCar para os cursos de mestrado e doutorado. A inscrição deve ser feita mediante apresentação da ficha preenchida, resultado do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF), currículo e histórico escolar completo.

Nobel de Física

"O William Phillips é um palestrante excepcional! Ele consegue comunicar conceitos com extrema simplicidade e elegância, e nos falará de perspectivas interessantes da área de átomos frios da qual ele é co-fundador."

Atenciosamente, Prof. Raul Celistrino Teixeira"

Prêmio Internacional - Estudante do Departamento de Física recebe prêmio na Itália

O estudante de doutoramento Victor A. S. V. Bittencourt recebeu o prêmio no valor de EUROS 150 distribuído pela MPDI - Multidisciplinary Digital Publishing Institute renomada editora de livros e periódicos científicos, pela segunda colocação entre os melhores posters do evento "DICE2016 - Eighth International Workshop on Spacetime - Matter - Quantum Mechanics", em  Castello Pasquini/Castiglioncello (Toscana, Itália), de 11 a 16 de Setembro de 2016, também patrocidado pela IoP - Institute of Physics.