Concurso

Estão abertas as inscrições do concurso para contratação de Professor Efetivo do Departamento de Física (DF) - Edital 059/17

As Inscrições ocorrerão até 18/08/2017 e o edital poderá ser obtido no site http://concursos.ufscar.br

Produzido transistor capaz de simular o funcionamento dos neurônios

José Tadeu Arantes | Agência FAPESP – Um transistor capaz de simular algumas funcionalidades dos neurônios foi criado a partir de experimentos e modelagens realizados por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O dispositivo, que possui partes micrométricas e partes nanométricas, consegue enxergar a luz, contar e armazenar informação em sua própria estrutura, prescindindo de uma unidade complementar de memória.

Universidade Aberta do Brasil

Alunos do Ciência é 10 elaboram práticas e materiais pedagógicos para uso no ensino fundamental (Foto: Site CAPES)

Promover a formação continuada de professores de ciências a partir da pesquisa sobre o cotidiano da escola é a premissa do curso de especialização “Ciência é 10!” (C10). Ofertado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso é semipresencial e tem carga horária de 360h. Iniciado em fevereiro de 2017, o C10 conta com 140 professores de ciências inscritos, atuantes nas redes públicas de ensino fundamental de cinco cidades de Pernambuco e uma de Alagoas.

Eduroam no Departamento de Física

No dia 12 de abril de 2017 a Profa. Ignez Caracelli e o Analista de TI Marcelo José Duarte, representando o Departamento de Física, juntamente com o aluno Gustavo Gomes, representando a empresa Physis Jr., estiveram em reunião com a Secretária de Informática da UFSCar para apresentar uma demanda de acesso a Internet pelos usuários externos ao departamento. Em alinhamento técnico ficou acertado a implantação do projeto "Eduroam" no departamento dentro de algumas semanas.

Pontos Quânticos

Superciclos e "tipping buckets nanoscópicos" com transistores a base de pontos quânticos

Como resultado de colaboração bi-lateral entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Wurzburg, alunos e professores das respectivas instituições conseguem elaborar proposta de sistema nanoscópico com memória que permite a realização de operações matemáticas e emular funcionalidades de sistemas neurais.

Recepção dos calouros

Chefia, Coordenadores, Técnicos Administrativos e membros da comunidade do Departamento de Física recepcionaram na manhã do dia 20/03/2017 os novos calouros dos cursos de Física, Licenciatura em Física noturno e Engenharia Física. Os novos alunos participaram de uma mesa redonda e foram orientados sobre diversos assuntos relacionados a nova trajetória acadêmica. Sejam todos bem vindos !

"Bafômetro" para detectar diabetes

Projeto desenvolvido pode livrar pacientes com diabetes das incômodas picadas

O objetivo era criar um sensor para detectar gases tóxicos, mas um grupo de pesquisadores brasileiros, franceses e espanhóis acabou desenvolvendo um modelo de “bafômetro” para livrar os pacientes com diabete das incômodas picadas no dedo para verificar o índice de glicemia no sangue. O projeto teve início em 2014 e, com os aprimoramentos previstos e testes clínicos, pode se tornar uma realidade em quatro anos.

Eleições

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2016, haverá eleições no Departamento de Física para:

- Chefe e Vice Chefe do Departamento de Física da UFSCar.

- Representantes do Conselho Departamental CD/DF, nas seguintes categorias:

• Professor Titular
  • Professor Associado
  • Professor Adjunto
  • Professor Magistério Superior
  • Técnico-Administrativo
  • Representante Discente Pós-Graduação
  • Representante Discente Graduação

Local de Votação: Saguão do DF

Processo Seletivo

Até o dia 13 de janeiro de 2017, estão abertas as inscrições no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFSCar para os cursos de mestrado e doutorado. A inscrição deve ser feita mediante apresentação da ficha preenchida, resultado do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF), currículo e histórico escolar completo.