Eleições - CD

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2017 o Departamento de Física realizou o pleito eleitoral que escolheu os novos representes das categorias para o Conselho do Departamento de Física.

Homenagem

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (24) às 19h30 no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para entrega do título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao Prof. Dr. Eng. Fernando M. Araújo-Moreira, em reconhecimento à notável contribuição prestada à cidade ao longo de sua trajetória acadêmica na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A solenidade terá como oradora oficial a vereadora Cidinha do Oncológico, autora do Decreto Legislativo – aprovado por unanimidade – que oficializou a homenagem.

Um sistema composto de hardware e software para a realização de exames capazes de detectar células cancerígenas na circulação sanguínea é resultado recente de uma tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores Filippo Ghiglieno, do Departamento de Física (DF) da UFSCar, e Patrícia Guedes, graduada em Física pela UFSCar.

Concurso

Estão abertas as inscrições do concurso para contratação de Professor Efetivo do Departamento de Física (DF) - Edital 059/17

As Inscrições ocorrerão até 18/08/2017 e o edital poderá ser obtido no site http://concursos.ufscar.br

Produzido transistor capaz de simular o funcionamento dos neurônios

José Tadeu Arantes | Agência FAPESP – Um transistor capaz de simular algumas funcionalidades dos neurônios foi criado a partir de experimentos e modelagens realizados por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O dispositivo, que possui partes micrométricas e partes nanométricas, consegue enxergar a luz, contar e armazenar informação em sua própria estrutura, prescindindo de uma unidade complementar de memória.

Universidade Aberta do Brasil

Alunos do Ciência é 10 elaboram práticas e materiais pedagógicos para uso no ensino fundamental (Foto: Site CAPES)

Promover a formação continuada de professores de ciências a partir da pesquisa sobre o cotidiano da escola é a premissa do curso de especialização “Ciência é 10!” (C10). Ofertado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso é semipresencial e tem carga horária de 360h. Iniciado em fevereiro de 2017, o C10 conta com 140 professores de ciências inscritos, atuantes nas redes públicas de ensino fundamental de cinco cidades de Pernambuco e uma de Alagoas.

Eduroam no Departamento de Física

No dia 12 de abril de 2017 a Profa. Ignez Caracelli e o Analista de TI Marcelo José Duarte, representando o Departamento de Física, juntamente com o aluno Gustavo Gomes, representando a empresa Physis Jr., estiveram em reunião com a Secretária de Informática da UFSCar para apresentar uma demanda de acesso a Internet pelos usuários externos ao departamento. Em alinhamento técnico ficou acertado a implantação do projeto "Eduroam" no departamento dentro de algumas semanas.

Pontos Quânticos

Superciclos e "tipping buckets nanoscópicos" com transistores a base de pontos quânticos

Como resultado de colaboração bi-lateral entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Wurzburg, alunos e professores das respectivas instituições conseguem elaborar proposta de sistema nanoscópico com memória que permite a realização de operações matemáticas e emular funcionalidades de sistemas neurais.

Recepção dos calouros

Chefia, Coordenadores, Técnicos Administrativos e membros da comunidade do Departamento de Física recepcionaram na manhã do dia 20/03/2017 os novos calouros dos cursos de Física, Licenciatura em Física noturno e Engenharia Física. Os novos alunos participaram de uma mesa redonda e foram orientados sobre diversos assuntos relacionados a nova trajetória acadêmica. Sejam todos bem vindos !