Comenda

Professor do Departamento de Física recebe homenagem do exército brasileiro

Durante as comemorações do Dia do Exército, nesta quinta-feira (19/04/2018), Fernando M. Araújo-Moreira, Professor Titular do Departamento de Física (DF) da UFSCar, será condecorado com a comenda "Colaborador Emérito do Exército Brasileiro", em cerimônia que acontecerá às 9h30, no Quartel General do Comando Militar do Sudeste, na cidade de São Paulo.

Fonte: Inforede UFSCar - 16/04/2018 - 16:00

Simpósio sobre difusão científica na UFSCar

Agência FAPESP – O I Simpósio de Difusão e Divulgação Científica em CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP) será realizado de 17 a 19 de abril na UFSCar.

O evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, comunicadores e outros profissionais para refletir sobre desafios e planejar ações voltadas à disseminação cada vez mais ampla do conhecimento científico.

Stephen Hawking

Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos

Artigo sobre propriedades óticas de materiais semicondutores bidimensionais (2D) é publicado na revista "Nanoscale".  O trabalho foi liderado pela Profa Yara G Gobato e tem a participação do aluno  de doutorado do PPG-Física , Felipe S. Covre .

Processo Seletivo

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado à contratação de professor substituto na área de Ensino de Física e subárea de Ensino de Ciências, para o Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Eleições - CD

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2017 o Departamento de Física realizou o pleito eleitoral que escolheu os novos representes das categorias para o Conselho do Departamento de Física.

Homenagem

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (24) às 19h30 no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para entrega do título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao Prof. Dr. Eng. Fernando M. Araújo-Moreira, em reconhecimento à notável contribuição prestada à cidade ao longo de sua trajetória acadêmica na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A solenidade terá como oradora oficial a vereadora Cidinha do Oncológico, autora do Decreto Legislativo – aprovado por unanimidade – que oficializou a homenagem.

Um sistema composto de hardware e software para a realização de exames capazes de detectar células cancerígenas na circulação sanguínea é resultado recente de uma tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores Filippo Ghiglieno, do Departamento de Física (DF) da UFSCar, e Patrícia Guedes, graduada em Física pela UFSCar.

Concurso

Estão abertas as inscrições do concurso para contratação de Professor Efetivo do Departamento de Física (DF) - Edital 059/17

As Inscrições ocorrerão até 18/08/2017 e o edital poderá ser obtido no site http://concursos.ufscar.br