Blog de admin

Pontos Quânticos

Superciclos e "tipping buckets nanoscópicos" com transistores a base de pontos quânticos

Como resultado de colaboração bi-lateral entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Wurzburg, alunos e professores das respectivas instituições conseguem elaborar proposta de sistema nanoscópico com memória que permite a realização de operações matemáticas e emular funcionalidades de sistemas neurais.

Recepção dos calouros

Chefia, Coordenadores, Técnicos Administrativos e membros da comunidade do Departamento de Física recepcionaram na manhã do dia 20/03/2017 os novos calouros dos cursos de Física, Licenciatura em Física noturno e Engenharia Física. Os novos alunos participaram de uma mesa redonda e foram orientados sobre diversos assuntos relacionados a nova trajetória acadêmica. Sejam todos bem vindos !

"Bafômetro" para detectar diabetes

Projeto desenvolvido pode livrar pacientes com diabetes das incômodas picadas

O objetivo era criar um sensor para detectar gases tóxicos, mas um grupo de pesquisadores brasileiros, franceses e espanhóis acabou desenvolvendo um modelo de “bafômetro” para livrar os pacientes com diabete das incômodas picadas no dedo para verificar o índice de glicemia no sangue. O projeto teve início em 2014 e, com os aprimoramentos previstos e testes clínicos, pode se tornar uma realidade em quatro anos.

Subscrever RSS - Blog de admin