Produzido transistor capaz de simular o funcionamento dos neurônios

José Tadeu Arantes | Agência FAPESP – Um transistor capaz de simular algumas funcionalidades dos neurônios foi criado a partir de experimentos e modelagens realizados por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O dispositivo, que possui partes micrométricas e partes nanométricas, consegue enxergar a luz, contar e armazenar informação em sua própria estrutura, prescindindo de uma unidade complementar de memória.

Universidade Aberta do Brasil

Alunos do Ciência é 10 elaboram práticas e materiais pedagógicos para uso no ensino fundamental (Foto: Site CAPES)

Promover a formação continuada de professores de ciências a partir da pesquisa sobre o cotidiano da escola é a premissa do curso de especialização “Ciência é 10!” (C10). Ofertado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso é semipresencial e tem carga horária de 360h. Iniciado em fevereiro de 2017, o C10 conta com 140 professores de ciências inscritos, atuantes nas redes públicas de ensino fundamental de cinco cidades de Pernambuco e uma de Alagoas.

Eduroam no Departamento de Física

No dia 12 de abril de 2017 a Profa. Ignez Caracelli e o Analista de TI Marcelo José Duarte, representando o Departamento de Física, juntamente com o aluno Gustavo Gomes, representando a empresa Physis Jr., estiveram em reunião com a Secretária de Informática da UFSCar para apresentar uma demanda de acesso a Internet pelos usuários externos ao departamento. Em alinhamento técnico ficou acertado a implantação do projeto "Eduroam" no departamento dentro de algumas semanas.

Subscrever RSS - blogs